domingo, 10 de janeiro de 2010

GUERREIRA E ESTILOSA

As cantoras Mariene de Castro e Vanessa da Matta devem muito a Clara Nunes. Pelo menos na questão visual, estética. Pois foi a guerreira que abriu as portas da percepção para a brasilidade na maneira de vestir e pentear. Vestidos brancos, babados e flores enfeitando a vasta cabeleira desgrenhada marcaram a imagem da intérprete de sucessos como Morena de Angola e Conto de Areia. Clara não gostava de ser chamada de sambista, achava reducionista demais, preferia ser encarada como uma intérprete de MPB. Quem me contou isso foi o jornalista Vagner Fernandes, durante o lançamento em Salvador, sexta-feira, no Lounge da Licia [instalado no restaurante Amado], do livro Clara Nunes: Guerreira da Utopia [Ediouro].
Vagner disse também que foi o maquiador Guilherme Pereira o responsável pelo look brazuca de Clara, que até então alisava os cabelos crespos e volumosos. No livro, ele dá mais detalhes: "Ela já havia lhe adiantado qual seria o conceito do próximo trabalho, Brasil Mestiço, que resultaria no segundo espetáculo solo de sua carreira, o Clara Mestiça. Guilherme sacou tudo de longe e sugeriu que Clara mudasse o cabelo, que fizesse permanente para ouriçá-los, dando a ela um aspecto mais afro-brasileiro. Clara gostou da ideia. Frisou os cabelos e os avermelhou mais ainda. Ficou exuberante."
Comecei, emocionado, a ler a biografia da cantora que eu adorava ver em 'protoclipes' exibidos no Fantástico. Para quem não sabe, ela morreu em 1983 vítima de complicações após uma cirurgia de varizes, recomendada pelo médico. Resolvi dar um Google nela e selecionei algumas imagens que mostram o lado fashionista de Clara Nunes. E no livro tem muito mais, é uma delícia de ver.

Capa do livro Clara Nunes: Guerreira da Utopia, do jornalista carioca Vagner Fernandes

O cabelão crespo virou marca registrada da cantora


A imagem da mulher brasileira, morena e charmosa


Clara em atitude fashion, com macacão setentista


Carão em três momentos distintos nas capas de discos lançados pela gravadora Odeon: camaleônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário