sexta-feira, 27 de abril de 2012

PERFUME E MODA EM GOIÂNIA

No dia 2 de maio estarei em Goiânia para a abertura da minha exposição “Perfume & Moda”, que traz a público o eterno casamento entre o universo fascinante dos aromas com o mundo fashion. O perfume – fragrância e embalagem – é a fiel tradução do estilo de uma grife. Esta união duradoura pé o tema da mostra que acontece até 13 de maio, no Goiânia Shopping, em homenagem ao Dia das Mães.
“Perfume & Moda” revela, por meio de imagens, frascos e vídeo, a história de sucesso dessa incrível relação que já dura quase um século. Iniciada no início do século 20, com o lançamento do Chanel Nº 5, ela perdura até os dias de hoje e se fortalece ano após ano com o surgimento de novas fragrâncias.
A exposição apresenta dez marcas famosas que assinam perfumes consagrados contidos em frascos sedutores. São elas: Chanel e seu clássico Nº 5 (1921); Dior e o Miss Dior (1947): Yves Saint Laurent e o polêmico Opium (1977); Calvin Klein e o Eternity (1988); Jean Paul Gaultier e os irreverentes Classique (feminino, 1993) e Le Male (masculino, 1995); Tommy Hilfiger e seu Tommy (1995); e Tufi Duek e o Forum Tufi Duek (2000), que reproduz o espírito da mulher brasileira e ao mesmo tempo internacional; Ocimar Versolato e o Glamour (2002) para O Boticário; Puma e o Red & White (masculino e feminino, 2006); Lacoste e o Love of Pink (2009).


A sólida união entre perfumaria e moda nasceu em Paris, seguindo intacta até a atualidade. E conquista, a cada borrifada, mulheres e homens no mundo inteiro. O grande sucesso se deve ao fato de que as pessoas encontram no perfume a maneira de ter acesso a uma grife poderosa. Especialmente quando não se possui condições de adquirir uma roupa ou um acessório caríssimos.
O casamento perfeito entre moda e perfume começou em 1910, pelas mãos do costureiro francês Paul Poiret (1879-1944), que se tornou célebre por ter libertado as mulheres do sufocante espartilho. Fã da modernidade, Poiret inovou ao associar modelitos de estilo Art Nouveau às fragrâncias da Société des Parfums Rosine, criada por ele. O nome da empresa foi dado em homenagem a uma das filhas de Poiret, que se chamava Rosine.
     Mas foi a visionária estilista Gabrielle ‘Coco’ Chanel (1883-1971) quem primeiro fez o marketing em torno das fragrâncias, ao lançar o Chanel Nº 5. Foi tão bem-sucedida nessa empreitada que passou a ser copiada pelos seus colegas daí por diante. “Perfume é o acessório de moda invisível, mas definitivo e inesquecível”, dizia a criadora francesa. Já Christian Dior, que no final da década de 40 criou o New Look para devolver às mulheres o glamour ofuscado pela Segunda Guerra Mundial, ensinou que “o perfume, como suas roupas, pode da mesma forma expressar sua personalidade”.
Ao contrário das roupas, que se sucedem nas vitrines a cada estação, o perfume nasce para ser eterno. Criado à imagem e semelhança da marca que o assina, esse produto de luxo deve permanecer, com sua magia olfativa, para sempre na mente e no coração dos consumidores. A francesíssima escritora Colette (1873-1954), adepta dos bons aromas, definiu muito bem: “Nas mãos dos costureiros, o perfume se converte num complemento da moda, um artigo inestimável e necessário, a mais imprescindível de todas as coisas supérfluas”.

Foto Jorge Itaitu/Div.

5 comentários:

  1. Axei excelente sua palestra, sou um viciado nato em perfumes...De 2 exemplos de maneiras por favor de se escolher a melhor fragancia.

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  2. Obrigado. Perfume é um tema apaixonante mesmo. A melhor maneira de escolher é borrifar o perfume no pulso e ir sentindo a fragrância por algum tempo. O ideal é dar uma volta até sentir, depois de algumas horas, se ele combina mesmo com o seu estilo.

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    1. Estive no dia 2 de maio em Goiânia assiti e vi abertura da sua linda exposição “Perfume & Moda”, deste universo fascinante dos aromas com o mundo fashion,adorei a mesma e parabenizo pela inteligente e culta palestra, com suas respostas as perguntas com argúcia e conhecimento de causa , um grande abraço, Paulo Rocha

      3 de maio de 2012 23:56

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  3. Obrigado, Paulo. Bom que vc gostou. Foi ótimo contar com a sua simpática presença. Abraço, Roberto Pires

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  4. Em tempo:O que de mais foi gratificante é a sua simpatia e irreverência com as suas respostas aos questionamentos ( desculpa " GOIÂNIA" que adoro ) das " PSEUDOS" jornalistas provincianas e preconceituosas ( A MINHA EMPREGADA USA ESTE PERFUME, NÃO MAIS O USAREI ) vc foi magnifico em falar : QUE BOM QUE ELA TEM UM GÔSTO REFINADO & APURADO, VC FÊZ UMA EXCENETE ESCOLHA COMO UMA ÓTIMA PROFISSIONAL ( empregada ??? ) e outras mais, você foi de uma "DOÇURA" e de uma sutileza super pertinente, Parabenizo sua inteligência & perpicácia , voce é respeitado no metier por meritocracia , continue assim , um grande abraço , Paulo Rocha de BH/MG

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