sábado, 16 de fevereiro de 2013

INSPIRAÇÃO BRASIL!!!

Acabo de receber o book de inspirações +B para o outono-inverno 2014, publicado pela Abest _Associação Brasileira de Estilistas e editado pela competente, criativa e perfeccionista ROSE ANDRADE.  Ela me convidou a escrever o texto para o tema Quentão, sobre os folguedos juninos do Norte-Nordeste do Brasil. Foi a segunda vez que eu colaborei com a publicação, que é um luxo gráfico e rico em imagens e textos inspirados. Confira o que eu escrevi na página [bilingue] que você vê na foto acima e confira mais imagens a seguir, neste mesmo post:

Anarriê é babado!  

A quadrilha vai começar!!! Damas de um lado, cavalheiros do outro!
A animação genuína desse Brasil é uma quermesse de influências e ressignificações. Pois não é que a aristocrática quadrilha dançada na Holanda, na França e em Portugal nos séculos 16 e 17 ganhou sotaque caipira? Coisa de matuto, de tabaréu, que achou bonito aquele bailado divertindo a elite imperial portuguesa no solo fértil da terra brasilis. E foi assim que dos palácios migrou para os clubes burgueses, e daí para o autêntico domínio do povo – a rua.
Então, anavantu (en avant tous), vamos para a frente. A quadrilha está esquentando! O Norte e o Nordeste se rendem às rendas e ao colorido exuberante para dar boas-vindas ao farto mês da colheita. É hora das flores graúdas da chita virarem foguetórios pipocando nos corpos frenéticos das nossas chiquinhas. No arrasta-pé alvoroçado no chão de terra batida, debaixo das milhares de bandeirolas multicoloridas, as listras e fitas dançam o xaxado da sanfona, o ribombar da zabumba, o “‘tilinguelingue”’ metálico do triângulo. Os babados dos fartos vestidos saltam das ancas femininas no meio do salão, fazendo crepitar o fogo do arraiá. A noiva, o noivo, o padre, os casais, surgem todos aos pares, na maior animação. Afinal é junho, tempo de acasalamento. Mês de santo casadoiro, da trindade santificada: Santo Antônio, São João, São Pedro. Misericórdia, que alegria danada de boa! Então vamos cair no balancê, minha gente!
Otrefoá (autre fois), todo mundo repetindo o passo anterior. A quadrilha já pegou fogo! Anarriê (an arrière), para trás, luxuosa Corte Francesa, agora é a vez dessa gente lindamente miscigenada do Brasil mais brasileiro! Repare só na elegância caipira que recicla a riqueza de ouros e brocados em lúdicos algodões, filós e palha natural. Que chique, sinhô!
E, já que os dançarinos estão nos trinques, basta se entregar à alegria e à vibração da quadrilha. Faz frio, mas o calor do quentão – na doce alquimia do vinho, gengibre, cravo e canela – se encarrega de aquecer o corpo, a alma e as (boas) intenções. Enquanto a fogueira arde cada vez mais, sobe até as narinas o cheiro do milho assado de cor amarelo-tostado. Mas o banquete caipira tem muitas outras iguarias: milho cozido amarelinho, canjica salpicada de canela, arroz-doce imaculadamente branco, amendoim marronzinho, batata-doce de tonalidade esverdeada. É uma profusão de cores, aromas e sabores que despertam qualquer paladar.
Já se fartou de comer e a quadrilha c’est fini? Pois levante, que a festa não acabou. Como não existe luar como o do sertão, o arrasta-pé vai longe, atravessa madrugada, vira dias, chega a mês. É a temporada do xadrez que veste toda a família, as crianças, os casados, os solteiros e os encalhados que não perdem a esperança de achar sua cara-metade. Vambora, gente, calça de novo a bota nos pés agitados que querem muito xaxar. E levanta a poeira no sacolejo do forró. Afinal, não é ‘for all’, para todos?
Olha a cobra, pessoal! Já passou!! Olha a chuva! Já passou!!
Eita Brasilzão feliz!!!

Roberto Pires
Esta é a capa do book, que traz uma narrativa dos estilos de vida encontrados em cada região do Brasil com pesquisas que inspiram artistas para a criação nacional. Esta sexta edição do +B Inspiração Brasil é a primeira sobre Inverno. O livro tem a intenção de servir como plataforma de referência a estilistas, designers, artistas, estudantes de moda e outros profissionais que identificam e relacionam seu trabalho ao nosso País. O material, que conta com o apoio do Sebrae e da Apex-Brasil, é retratado em três temas: Luar, Quentão e Bossa.

Para ROSE ANDRADE, coordenadora do projeto, a narrativa desta edição do +B foi olhar para o comportamento das pessoas durante o inverno, (que muda) dentro do estilo de vida nas quatro regiões do Brasil. “Apontamos algumas direções que possam vir a ser um desejo para a criação de moda”, explica Rose.

Ilustração linda para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Uma das belas imagens de moda contidas no book +B Inspiração Brasil.

Mais um look que você confere na publicação que é um show!
Esta cena é incrivelmente bela, retratando a nobreza popular.

Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário