segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CASA COR BAHIA 2015

O SOLAR DAS ROSAS, um imóvel belíssimo que é sede das Voluntárias Sociais, abriga a 21ª edição da CASA COR BAHIA, cujo tema é Brasilidade - O Brasil visto por dentro. Este ano, em uma versão especial, a tradicional mostra de decoração reúne apenas 22 ambientes assinados por 32 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Entre eles, David Bastos, Ana Paula Magalhães, Renato Teles, Aline Cangussu e Márcia Meccia. O Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) estabeleceu as orientações técnicas para que os arquitetos garantam a preservação das características mais importantes do imóvel histórico.
Em ótimo estado de conservação, o solar possui incríveis pisos de madeira e de pastilhas de mármore, vitrais originais e azulejos Art Déco. Inaugurado em 1920, quase foi demolido em 1983 para dar lugar a um estacionamento. Foi salvo pela ação de um grupo de estudantes de restauro da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia _Ufba.
Tímida em relação às edições anteriores, a mostra "premium", como os organizadores denominaram, decepciona num primeiro impacto. Mas tem alguns achados, como o espaço conceitual criado por Marlon Gama, que ousou ao utilizar um vermelho intenso e peças de grandes proporções, modernas, em contraste com um clássico tapete aubusson. A Cozinha do Cervejeiro, idealizada por Paulo Henrique Souza, tem objetos interessantes do design que recicla peças como pá de pedreiro para dar vida a novos utilitários, como a fruteira e bancos para sentar. 
Mas o que fica de auspicioso nesta Casa Cor é o acordo firmado com a primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, que definiu como contrapartida à cessão do imóvel para a realização do evento a reforma da Creche Escola Comunitária Futuro da Manhã, no bairro da Liberdade, e do Abrigo Irmã Benedita Camurugi, localizado no município de Simões Filho.
 Na parede, belas obras da fotógrafa ANDREA FIAMENGHI

 MARLON GAMA usou vermelho e peças gigantes na Sala de Jantar 

O lustre monumental tem destaque no Living de DAVID BASTOS

DANIELA LOPES enfoca a união homoafetiva na Suíte do Noivo

Perfumeiros de cristal e pérolas trazem glamour à Casa Cor Bahia

LYDI SIQUEIRA criou Lavabo Público inspirada em Catarina Paraguaçu

Esculturas talhadas em madeira enfeitam nicho no Lavabo Público

Estilo retrô na Cozinha do Cervejeiro por PAULO HENRIQUE SOUZA 

O revestimento lembra azulejo no Studio Blanche de FLÁVIO MOURA 

RENATO TELES dá um toque afro na Varanda do Casal

Casa Cor Bahia 2015 - Edição Especial
Solar das Rosas - Rua Baronesa de Sauipe, 382, Largo do Campo Grande - Salvador/BA
Até dia 8 de dezembro, das 16h às 22h
R$ 40 (um dia) / R$ 60 (passaporte)

Fotos Andrea Fiamenghi [especial para Perfume&Moda] e Roberto Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário