sábado, 23 de janeiro de 2016

MODA NO MASP

Na década de 60 o publicitário LÍVIO RANGAN sacudiu a moda brasileira com desfiles-shows que misturavam teatro, dança, música e artes visuais. Os espetáculos serviam para divulgar os novos fios sintéticos desenvolvidos pela indústria química francesa. Um pouco dessa história de inovação e criatividade pode ser conferida até o dia 14 de fevereiro na exposição ARTE NA MODA: COLEÇÃO MASP RHODIA, no Museu de Arte de São Paulo
Fazem parte da mostra 79 peças de vestuário usadas pelas modelos _dentre elas Mila Moreira, Ully e Mailu_ nas apresentações realizadas entre 1960 e 1970 na Feira Nacional da Indústria Têxtil [Fenit], o maior evento de moda da época.
Esta é a primeira vez que o MASP exibe seu acervo completo de vestuário da Rhodia. As roupas, de incrível modernidade, foram criadas em parceria entre artistas que trabalhavam com a abstração geométrica, como o baiano GENARO DE CARVALHO [famoso pelas incríveis tapeçarias e estampas multicoloridas; fotos acima e abaixo], Carybé, Volpi e Aldemir Martins e estilistas renomados, a exemplo de Alceu Penna, Dener, Júlio Camarero e Ugo Castellana. 
As roupas são peças únicas, feitas sob medida e apenas para promoção da marca Rhodia. A escolha dos artistas por Rangan demonstrava o interesse em dialogar com a arte contemporânea e refletia as principais tendências da arte e da moda. O resultado da colaboração entre artistas e estilistas era a grande atração dos desfiles-shows que rodavam o Brasil e o exterior. Para arrematar, a presença de atores, cantores e músicos de sucesso, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil,  Eliana Pitman, Walmor Chagas e Raul Cortez.
O colorido exuberante do artista baiano Genaro de Carvalho

Desenho de Carybé no vestido longo; no curto, o traço de Volpi

Momento 68, o auge dos desfiles-shows criados por Lívio Rangan

Galinha-d'angola é inspiração para a estampa geométrica

Amostras de tecidos sintéticos com desenhos de artistas brasileiros

Croquis como este fazem parte da exposição no MASP

O vestido tem estampa colorida inspirada no futebol

Outro modelo da série sobre o mundo futebolístico

Cor e exuberância estão no DNA da moda brasileira

[clique nas fotos para vê-las maiores]

Fotos Roberto Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário