sexta-feira, 29 de julho de 2016

DÉCOR CATARINA DO BRASIL

O sangue da avó paterna, de etnia indígena, que corre nas veias de TATIANA AMORIM aflorou no momento de escolher o tema para a nova coleção de sua loja TOQUE DA CASA, localizada na Alameda das Espatódeas, meca da decoração de luxo em Salvador. Apreciadora da arte dos primeiros habitantes da 'terra brasilis', a empresária conta que sempre teve vontade de mergulhar mais fundo nessa referência, mas não de maneira rústica nem folclórica. Ao contrário, pensava em apresentar esses elementos de uma maneira elegante.
Tatiana optou pela sutileza de seguir pela trilha da miscigenação brasileira. Chegou até a figura de Catarina Paraguaçu, a índia que foi oferecida como esposa ao náufrago português Diogo Álvares, o Caramuru. Não deu outra. A mãe biológica da nação brasileira, como é considerada historicamente, inspirou a coleção "CATARINA DO BRASIL". O lado sofisticado dessa influência foi arrematado com o dourado que marcou o estilo Barroco da época, mas de maneira suave, sem muito brilho. 
O resgate da essência forte e marcante da índia, cuja cultura permanece pulsante, ganhou vida e ares contemporâneos no universo da decoração por meio dos móveis, objetos _a exemplo dos cocares_ e das cores, com predominância do verde e do amarelo aliados aos tons neutros. Responsável pela criação dos ambientes, o decorador BRUNO CARVALHO, que há quatro anos mantém parceria com a Toque da Casa, explica que pretendeu mostrar uma Bahia elegante, inteligente, moderna, mas sem perder as influências do passado.   
Contribuiu para enriquecer os espaços a mistura de peças assinadas por nomes consagrados e de outros designers em ascensão. Uma das boas surpresas é o mato-grossense SÉRGIO J. MATOS, que apresenta forte influência da cultura indígena. É dele a cadeira Cobra Coral [que se destaca na primeira foto], numa atraente combinação de vermelho, preto e branco, assim como a poltrona de pendurar intitulada Arupemba [alusiva às redes usadas pelos índios], que compõe a vitrine de lançamento criada pela arquiteta TATIANA MELO. "Sérgio mostra uma arte genuinamente brasileira, e com elegância", elogia Tatiana Amorim.
São instigantes, também, os modernos vasos e luminárias de vidro e aço inox escovado de CAROL GAY, e as cerâmicas criadas pela capixaba radicada em São Paulo HELOÍSA GALVÃO, que faz um trabalho delicado em cerâmica. Por último, mas não menos importante, aparecem sobre os móveis as cabeças-vasos da ceramista CAROLINA DELLEVA, de São Paulo, que está à frente do Ateliê Casa Azul. Sobre Kaká, como é também conhecida, a proprietária da Toque da Casa comenta: "Ela é de uma sensibilidade de fazer a cabeça de qualquer um". 
[clique nas fotos para vê-las maiores]

Fotos Tarso Figueira/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário